ZooPets - Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Informações sobre Animais Silvestres e Exóticos
 
InícioGaleriaÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar
Acessórios para Silvestres e Exóticos: www.zoopets.com.br/loja

 

 Aranhas recém-achadas são contrabandeadas na web

Ir para baixo 
AutorMensagem
Gambit




Mensagens : 25
Pontos : 55
Data de inscrição : 22/10/2009
Idade : 39

Aranhas recém-achadas são contrabandeadas na web Empty
MensagemAssunto: Aranhas recém-achadas são contrabandeadas na web   Aranhas recém-achadas são contrabandeadas na web I_icon_minitimeTer 27 Out - 21:12

Pesquisadores do Instituto Butantã publicaram no mês passado um artigo que descreve três aranhas caranguejeiras da Mata Atlântica - duas novas espécies e uma velha conhecida, sumida há décadas e reencontrada recentemente. Antes mesmo de serem catalogadas pelos cientistas, pelo menos duas delas já foram contrabandeadas e vendidas em pet shops virtuais na Europa. O crime motivou os pesquisadores a acrescentar um anexo pouco usual ao trabalho divulgado na revista científica ZooTaxa: um apêndice com fotos e informações para funcionários de alfândegas e órgãos de policiamento ambiental. A iniciativa fez sucesso e o artigo foi o mais acessado no site da revista durante o mês de setembro: 8.149 downloads.

Os biólogos Rogério Bertani e Carolina Sayuri Fukushima encontraram as aranhas no sul da Bahia durante uma pesquisa de campo financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). A Avicularia diversipes já havia sido descrita em 1842, mas desaparecera nos raros remanescentes de Mata Atlântica do Nordeste. Os dois pesquisadores reencontraram um exemplar entre as folhas da floresta. Bertani solicitou a um museu de Berlim o envio do espécime que baseara a descrição em 1842. O corpo da caranguejeira morta há mais de um século ainda mantinha o brilho azulado das patas: exatamente como a aranha recém-coletada.

A alegria só não foi maior porque os cientistas logo perceberam que não precisavam passar vários dias na mata para realizar a redescoberta. Bastaria navegar na internet. Contrabandistas já abasteciam pet shops no Velho Mundo com a caranguejeira. O preço de uma aranha desse tipo costuma variar de R$ 75 a R$ 90. Uma das novas espécies descritas no artigo - a Avicularia sooretama - também entrou no circuito do tráfico internacional de animais. Durante uma viagem por museus de história natural na Europa, Carolina descobriu que a caranguejeira recém-descoberta já estava à venda do outro lado do mundo.

Mas as aranhas brasileiras não atraem só a cobiça de adolescentes que procuram bichos de estimação pouco usuais. Farmacêuticas têm grande interesse nos animais, sem falar na indústria química e nos laboratórios de cosméticos. "De um modo geral, os animais mais procurados são aqueles com veneno", aponta Bruno Barbosa, coordenador da Divisão de Fiscalização do Acesso ao Patrimônio Genético do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Ele explica que as toxinas costumam ser ótimas candidatas para novos princípios ativos de fármacos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Aranhas recém-achadas são contrabandeadas na web Aviculariadiversipes
Avicularia diversipes

Aranhas recém-achadas são contrabandeadas na web Aviculariasooretama
Avicularia sooretama

Fonte:G1
Imagens: Apendice(editadas por mim, horríveis, mas tirei flechas e outras coisas)

Quem quiser fazer o download do Apendice citado na matéria aqui vai o link Apêndice (Em inglês)
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando
Convidado




Aranhas recém-achadas são contrabandeadas na web Empty
MensagemAssunto: Re: Aranhas recém-achadas são contrabandeadas na web   Aranhas recém-achadas são contrabandeadas na web I_icon_minitimeTer 27 Out - 21:35

uooooooooww tops hein auhauhaua
Ir para o topo Ir para baixo
 
Aranhas recém-achadas são contrabandeadas na web
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Polícia apreende aranhas vivas enviadas pelo correio em São Paulo

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ZooPets - Fórum :: Matérias e Artigos :: Matérias-
Ir para: